Nosso dia mundial sem carro

O Dia Mundial Sem Carro, como vocês já sabem, tem como objetivo promover o uso consciente dos meios de transporte e incentivar a população a identificar e escolher os meios mais limpos para transporte. Com este objetivo realizamos em frente ao Palácio das Artes a atividade “vaga viva”, que consiste na ocupação de um espaço que seria utilizado para estacionamento de carro e transformá-lo numa área voltada para cultura e esclarecimentos à população. Fizemos da nossa vaga um espaço de leitura, com almofadas, livros e revistas, acessíveis a todos que tivessem interesse. Além disso, tivemos a apresentação de três craques no io-io, dentre eles o Paulo, voluntário do nosso grupo.

Em seguida, por volta das 17h, partimos para a Praça da Liberdade, focando a realização da estatística da bicicletada do grupo Mountain Bike BH. Nesse evento buscamos mostrar com a contagem dos ciclistas o quão seria benéfico para a nossa cidade, de uma forma geral, ter tantos carros a menos circulando. É preciso chamar a atenção da população sobre quais os efeitos dos transportes coletivos limpos no clima e na qualidade de vida. A propósito, nós contamos 152 ciclistas, mas muitos outros se juntaram à pedalada na Praça da Estação.

Veja as fotos das Vagas Vivas feitas pelos outros grupos de voluntários:





Em linhas gerais o dia 22 significou para nós muito mais do que um simples movimento, mostrou o poder da união. É possivel! Acreditamos de fato que é possivel! A população necessita de acesso ao conhecimento e à conscientização, e nós do GREENPEACE aprendemos cada vez mais a importância do elo que forma essa imensa corrente. O Dia Mundial Sem Carro mostrou para nós o que precisamos para atingirmos a nossa causa maior, ou seja, o respeito a vida, desde a sua forma mais simples: UNIÃO. Este é o caminho para um mundo de PAZ e mais VERDE!


Por Vanderson Assis e Roberta Bosque - Voluntas GREENPEACE BH

__________________________________________

Atualização:

Repercussão da Vaga Viva 2010 na mídia:

Estado de Minas:

Matéria
Galeria de fotos


O Tempo:
Matéria


Twitter:
O Tempo
Guia BH
(através da tuitada do Guia BH 96 pessoas viram a postagem-convite no blog e 9 pessoas reuitaram)

Contramão (Una)
Matéria
Vídeo:


Fotos do pessoal da Moutain Bike BH da Pedalada na Av. do Contorno:

2 comentários:

claudiabraga disse...

Não sei o que é maior: se a saudade ou o orgulho de ver o trabalho de vocês. Que show! Parabéns a todos do Greenpeace BH que participaram de alguma forma e fizeram a atividade acontecer. Babi, Suca, Richard, Marina e a todas as pessoas do grupo, o meu melhor abraço. Amo vcs!

Renato Pires disse...

Também sinto muitas saudades do grupo de voluntários de BH,bom saber que o Grupo continua firme nos ideais e com a mesma energia de quando começamos.
Parabéns pra todos.
Mesmo de longe ainda me considero do Grupo.