Dia Internacional do Voluntário






"Ser voluntário é não acomodar-se na hipocrisia de só reclamar sem nada fazer. Par mim, é poder dormir tranqüila." (Paula Norte, brasileira, volunta do Greenpeace em BH)




"Ser voluntário significa entrega de atos e habilidades com objetivos em comum de um determinado grupo ou o que se deseja fazer. Com isso há uma troca de experiência,desafios motivadores que faz de um voluntário peça fundamental na construção de uma idéia." (Ricardo Pierazoli, volunta do Greenpeace)





"Ser voluntário é poder intervir e participar ativamente em todas as decisões tomadas pelo governo em relação ao meio ambiente e não simplesmente ser um mero espectador. É poder formar um senso crítico a respeito dos acontecimentos ligados ao mesmo e levar ao público leigo tudo o que consigo absorver." (Alexandre Oliveira, brasileiro, volunta do Greenpeace)




"Ser voluntário é amar uma causa e lutar por ela,acreditar que boas ações feitas com dedicação e amor possam vir a ser uma mudança que sempre valerá a pena quando você olhar e ver que ali tem um pouquinho de você." (Rafa Araújo, brasileira, volunta do Greenpeace)






Ser voluntário é, em síntese, acreditar que o seu trabalho e a sua dedicação vão transformar uma realidade e deixá-la melhor do que ela é. É ter uma causa e lutar por ela, seja ela um meio ambiente mais saudável, o combate às desigualdades sociais, à fome, aos abusos cometidos diariamente por aí, etc. O importante é acreditar, é perseverar, é estar perto de pessoas que, como você acreditam ser possível. É ter esperança.

Hoje, dia 05 de dezembro, é o Dia Internacional do Voluntário. Neste dia, que é tão, tão importante para tantas pessoas, a única coisa que realmente há para se dizer é: Muito Obrigada!


Nenhum comentário: