Ser cobaia não é bom!

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que presta apoio ao governo na formulação e implementação da política nacional sobre transgênicos no Brasil, está para votar o pedido de liberação da Bayer para o plantio de arroz trangênico no país.
Isso significa que o arroz nosso de cada dia não será apenas modificado geneticamente, mas carregado de agrotóxicos. O arroz transgênico não foi plantado ainda em nenhum outro lugar do mundo, transformando os brasileiros em cobaias da Bayer.

Os riscos do arroz transgênico
Contaminação genética - Devido às características de polinização do arroz, estudos apontam que o cruzamento entre as variedades transgênica e convencional é possível, o que resultaria na contaminação genética de diversas variedades. A contaminação genética ameaça a biodiversidade do arroz e também a produção dos agricultores que optarem por plantar um arroz convencional e/ou orgânico.
Surgimento de ervas daninhas resistentes - Se o arroz transgênico pode realizar cruzamentos com outras variedades - como o arroz vermelho, por exemplo - a propriedade de resistência ao glufosinato de amônio também poderá ser transmitida. Com isso, variedades convencionais poderão adquirir a resistência ao glufosinato, criando as condições para que o agrotóxico seja mais e mais usado no campo, oferecendo risco aos agricultores, ao meio ambiente e à saúde dos consumidores.


Mais informações no site www.greenpeace.org.br.


Para recolher assinaturas na petição que será encaminhada à CTNBio o grupo de Belo Horizonte, assim como os demais grupos no Brasil, estão promovendo eventos em comemoração ao Dia do Consumidor.
Neste domingo estaremos na Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena ("Feira Hippie"), das 09:00 às 14:00, distribuindo cartilhas, conversando com a população e recolhendo assinaturas.
Não deixe de participar...
Vamos dizer NÃO ao arroz da Bayer!!!

Você também pode assinar a petição acessando nosso site www.greenpeace.org/brasil/transgenicos.

Nenhum comentário: