Corrente humana contra a Energia Nuclear!

Passado um ano desde o incidente com a usina nuclear de Fukushima – Japão, o último domingo (11) foi marcado por uma corrente humana mundial contra o uso dessa energia. A população de grandes cidades ao redor do mundo foi surpreendida com atividades que tinham como objetivo lembrar a todos que a energia nuclear não apenas é insegura, como traz consequências negativas ao meio ambiente.


Nas cidades brasileiras, a data foi utilizada ainda para apresentar à população uma petição objetivando o banimento do uso da energia nuclear no território nacional. E, em Belo Horizonte, não poderia ser diferente! O grupo de voluntários da cidade se reuniu na Praça do Trenzinho, no Parque Municipal, para trazer o assunto aos cidadãos que por lá passavam.


A atividade contou com uma maquete feita pelos próprios voluntários da ONG, que, juntamente com a pintura, atraiu várias crianças e adultos que se interessaram e queriam saber um pouco mais sobre as consequências negativas da Energia Nuclear.


Às 10h15, horário no qual ocorreu o acidente

em Fukushima em 2011, os voluntários deram as mãos e fizeram um minuto de silêncio em homenagens àqueles que sofreram consequências da radiação liberada da usina.


A grande maioria das pessoas abordadas se apresentou contra a cuja energia, e aqueles que possuíam título de eleitor assinaram a petição, o que resultou em mais de cento e vinte assinaturas colhidas.


Até mesmo aqueles que se posicionavam a favor da Energia Nuclear, ouviam interessados os voluntários e, algumas vezes, chegavam ainda a mudar de ideia.


Assim, vemos que nosso principal objetivo foi atingido: conscientizar a população sobre os riscos que essa energia pode causar. Afinal, como concluído pelos cidadãos após alguns minutos de conversa, o Brasil tem estrutura e potencial para investir em energias limpas, que proporcionariam um país extremamente mais seguro e sustentável.


(Por Verônica Veloso, do grupo de BH)

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei sua descrição da atividade Verônica. Abordou todos os pontos importantes do Ponto Verde. Parabéns!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Nathalia, as fotos também ficaram lindas.

Anônimo disse...

Parabens a todos os voluntarios. Estar envolvidos por causa tao nobre é uma bem aventurança em vibraçao positiva pelas geraçoes que vem chegando ao planeta. Um gesto de amor ao próximo.