Blog da Cris: COP 17


Por Cristiane Mazzetti, de Durban

Começou no iníciodesta semana, aqui em Durban na África do Sul, a 17ª Conferênciadas Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas (COP-17). Este éum momento crucial já que o Protocolo de Kyoto chega ao final de suaprimeira fase em dezembro de 2012.
A situação émuito preocupante, já que os Estados Unido declararam que nãoquerem assinar o acordo até 2020, e o Canadá anunciou a suaintensão de sair do Protocolo já agora em dezembro.
As expectativasquanto a Durban são grandes, a COP-17 é dada como um momentodecisivo no que tange esforços para combater as mudançasclimáticas, visto que o Protocolo de Kyoto é o único tratadovinculante para a redução das emissões de gases do efeito estufa(GEE’s). É necessário que ele seja renovado de forma justa eambiciosa quanto às metas de redução.
Outra questãopolêmica na Conferência de Durban é o estabelecimento do “FundoVerde do Clima”, que tem como objetivo cortar as emissões e ajudaros países na adaptação quanto aos impactos advindos das mudançasclimáticas. O fundo ainda não apresenta estrutura definida eaprovada pelas partes, isso indica que este assunto será mais umalvo de longas conversas entre os países.
Estou aqui em Durbanfazendo parte de um grupo de oito “Green Reporters”, estamosacompanhando eventos, conversando com pessoas e organizações paratrazer suas opiniões, mensagens e ações. Nosso time é formado porjovens de várias nacionalidades: Brasil, Alemanha, Africa do Sul eMéxico.
As minhas históriasdurante a COP serão relatadas aqui, você também poderá interagircurtindo a nossa página do Facebook!
Obrigada, e atébreve!.

Cristiane Mazzetti, estudante de gestão ambiental, faz parte do time de GreenReporters na COP-17.

Nenhum comentário: