Greenpeace em Betim

Betim é uma cidade situada na região sudeste do Brasil, no estado de Minas Gerais.
Desde 2002, Betim integra a campanha Cidades pela Proteção do Climae vem desenvolvendo ações para redução dos gases de efeito estufa, algumas de implantação mais imediata, com a reciclagem, iniciada em março de 2003.

Uso de aquecedor solar para populações de baixa renda

Para reduzir o consumo de energia elétrica e consequentemente os gastos destas famílias com o pagamento das taxas de energia, o município buscou parceria, que desenvolveu o projeto e instalou o sistema de aquecimento solar para os chuveiros, num dos conjuntos habitacionais, com 180 residências inauguradas em 2004.

Os resultados foram animadores, com uma economia de 40% no consumo total de energia em cada residência, resultando não somente em ganho ambiental, como também social, pois a economia é significativa para o orçamento das famílias.

A partir desta experiência, hoje já existem 436 unidades instaladas e 1397 previstas, sendo 680 do total no município de Betim e as demais em outras cidades mineiras. Isto significa um crescimento de 900% em menos de 3 anos.

Voluntários em Betim

Os voluntários do Greenpeace de Belo Horizonte foram em Betim para conhecer o sistema implantado, falar um pouco mais sobre o Greenpeace para a população.


3 comentários:

Bárbara Rubim disse...

Galera, parabéns ao grupo pela atividade, foi muito bacana! Que seja a primeira de muitaaas!

Ina disse...

Realizar essa atividade foi muito importante, tanto para nós, voluntários, quanto para os moradores de Betim.
Foi uma forma de valorizar a iniciativa e utilizá-la como exemplo de que sim, é possível economizar através do uso de fontes renováveis de energia.
Parabéns a todos!

Ações Tranformadoras disse...

ola!!! gostei de visitar suas noticias.
Viite o nosso ja somos seguidores.
Visite o nosso deixem um comenátrio.
Bjuuus