Vacas com Placas na Praça da Estação, BH


Ativistas do Greenpeace estiveram hoje (15/09/09) fantasiados de vacas na Praça da Estação, região central de Belo Horizonte para alertar a população sobre os impactos da pecuária no clima do planeta.

A destruição da floresta amazônica para criação de pastos é a maior fonte brasileira de gases do efeito estufa, que provocam o aquecimento global.

Segundo informações divulgadas no site do Greenpeace Brasil, nos últimos 40 anos, quase 20% da Amazônia foi desmatada, o que levou à emissão de cerca de 20 bilhões de toneladas de CO2, o principal gás do efeito estufa, na atmosfera. Esse volume equivale à emissão de todo o setor de transportes no mundo, no período de quatro anos. A grande maioria da área desmatada, 80%, é ocupada pela pecuária, com um modelo pouco eficiente de criação de gado.

A invasão das “vacas” ativistas ocorreu em 8 capitais brasileiras (além de BH, a atividade ocorreu também em São Paulo, Rio, Manaus, Recife, Salvador, Porto Alegre e Brasília).



Essa atividade faz parte da Semana de Mobilização pelo Clima, série de ações que o Greenpeace organiza até o dia 22 para chamar a atenção da população em torno das mudanças climáticas e cobrar compromissos reais do governo brasileiro na 15ª Conferência do Clima, em Copenhague (Dinamarca). Na reunião, que acontece em dezembro, representantes de 192 nações precisam definir uma política contra as mudanças climáticas.

As vaquinhas estarão amanhã, quarta feira (16/09/09), na Praça Sete, a partir de 12h.


Fotos de Raquel Carvalho

__________________________________________________________

Quem mais falou disso (clique nas imagens para ler):

G1
(Foto: Luiz Costa/Hoje em Dia/AE)

8 comentários:

Marina Brisa disse...

As fotos ficaram ótimas!
E o evento também foi muito proveitoso.
Apesar das dificuldades conseguimos chamar a atenção das pessoas que estavam por lá e também centenas de assinaturas na petição!

Isso aí, pessoal!!!!

Unknown disse...

Se, num evento com 300 pessoas, conseguirmos tocar o coração de 2, nosso trabalho já terá valido a pena.

Bárbara Rubim disse...

Aiii ficou tudo tão lindo!
Não vejo a hora de estar presente com vocês nessas atividades!

Raquel Carvalho disse...

Estamos bombando no Brasil inteiro, `Bel Zonte` não podia deixar por menos.
E vamo que vamo
Beijocas

Tarcilla disse...

É isso aí...
Foi muito bom o evento ontem...
E hoje será ainda melhor!
Vamo que vamo!
Beijos

Richard R. La Santrer disse...

Genteeeeeeeeeeeee ficaram muita legal as fotos.

*As atividades estão sendo Tuuuuuuuuudo mesmo!!!


(Pena que nesses dias e semanas não poderei estar presente com vocês...)


Enfim, parabéeeeeeeeens a todos,
Até a próxima,

Bjão

claudiabraga disse...

Que orgulho desse grupo. Vocês estão arrebentando. Parabéns pelo belíssimo trabalho. Bjo grande.

Anônimo disse...

Boa Tarde, atuo na área de saúde coletiva e estou na organização de um Congresso Mineiro de Saúde Coletiva da Associação Mineira de Saúde Coletiva- AMEP página www.amep.org.br, gostaria de colocar na programação um fala do Greenpeace na mesa com a temática Saúde Ambiental, alguém poderia me indicar email, telefone e nome de contato de uma pessoa que reside em BH que faria uma fala institucional autorizada pelo greenpeace Brasil, como representante, para a gente no geral do trabalho do greenpeace? aguardo retorno no email amep@amep.org.br falar com Bárbara.somos filantropicos, sem fins lucrativos e nao teriamos condições de pagar a passagem e a estadia se viesse gente de fora de BH. Tel de contato esta no site caso necessitem